quarta-feira, 27 de junho de 2012


Deixe-se Encontrar 

“Deixe-se encontrar”: essa frase serve como mote para a campanha de incentivo ao cadastro de doadores de medula óssea que vem sendo promovida pela Associação Pela Vida, com a colaboração do Hemocentro Regional de Santa Maria e apoio da Associação dos Transportadores Urbanos de Santa Maria.

A Campanha consiste de palestras informativas e transporte gratuito dos voluntários até o Hemocentro da cidade. As palestras informativas são realizadas nos bairros, pela enfermeira Maria Cristina Rosado de Freitas, responsável pelo Cadastramento de Doadores de Medula Óssea do Hemocentro, com o fim de esclarecer dúvidas e ajudar o voluntário a optar conscientemente pela doação.

Essa iniciativa, que já acontece com sucesso em outros lugares do país, como o Rio de Janeiro, foi pensada para incentivar e facilitar a locomoção até o local de cadastro. Cumprem-se desse modo, também, as determinações do INCA de que as coletas realizadas no momento do cadastro sejam feitas, preferencialmente, nos hemocentros, que são os lugares com condições sanitárias e estruturais para isso, e de que sejam precedidas por um momento de conscientização dos doadores voluntários, em que estes podem entender como é realizado o procedimento de doação da medula óssea. Isso diminui o risco de desistências na hora em que o voluntário é chamado para doar, o que, infelizmente, tem ocorrido com frequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário